sexta-feira, setembro 21

Brasil conhece adversários da Copa América Masculina 2013

A FIFA Américas confirmou, nesta quarta-feira (19), a data da Copa América / Pré-Mundial de 2013, que será realizada em Caracas, na Venezuela. O evento, entre os dias 20 de agosto e 1º de setembro, classificará os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial da Espanha, em 2014. O Brasil buscará o tricampeonato das Américas.

"Começarei as visitas aos jogadores e farei o acompanhamento dos jogos, já pensando na avaliação dos atletas que chamaremos. A convocação sai entre a segunda e terceira semana de junho. São quatro vagas importantes e vamos lutar pelo título das Américas e a vaga no Mundial", disse o técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Rubén Magnano.

O Brasil terá como adversários na Copa América as seleções da Argentina, Canadá, Jamaica, Panamá, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O quinto lugar da seleção masculina nos Jogos Olímpicos Londres 2012, após 16 anos de ausência da competição, recolocou o país entre os 10 primeiros no ranking da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Magnano analisou o resultado alcançado.

"Um quinto lugar, após 16 anos sem estar presente nos Jogos, foi muito bom. Não é tão fácil conquistar uma medalha e ainda temos muito trabalho pela frente. Hoje, o Brasil já briga de igual para igual com todas as seleções do mundo. Recuperamos o respeito e a imagem do basquete brasileiro. E isso não tem preço. Já fizemos uma avaliação dos pontos importantes que precisamos focar daqui para frente".

Sobre a expectativa para os próximos quatro anos, até as Olimpíadas Rio 2016, Magnano destacou entre os projetos da CBB, o de jovens.

"Estamos conversando [eu e CBB] para aumentarmos o número de praticantes no Brasil. Por agora, teremos um projeto para jovens atletas. Ainda não definimos quem serão os jogadores, mas chamaremos os que têm potencial de futuro para adquirirem rodagem em termos de seleção. Os atletas Sub-19 também podem ficar dentro deste projeto, pois muitos têm potencial para seguirem nas seleções adultas. Mas não devemos pensar só em 2016", frisou.

O treinador também analisou o futuro da seleção brasileira e disse que sempre fará a convocação dos melhores atletas brasileiros do momento.

"Não posso garantir que os mesmos atletas de Londres estarão em 2016. Não poderemos contar com jogadores como Marcelinho Machado, por exemplo, que se despediu da seleção. Mas sou muito orgulhoso de ter trabalhado com ele. É um atleta com raça pela forma que encarou a seleção. Fico feliz que ele tenha tido a oportunidade de ter disputado uma Olimpíada. Os atletas da NBA também contribuíram muito. Eles atenderam a convocação com humildade e uniram-se ao grupo. Vejo muito futuro para eles na seleção. Como sempre falo, escolherei os melhores para defender o Brasil".

Da Confederação Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário