domingo, novembro 14

Gêmeas mais velhas do mundo são brasileiras e querem entrar para o Livro dos Recordes

Duas brasileiras tiveram o privilégio de completar 105 anos, são as gêmeas mais velhas do mundo. E teve festa de aniversário.
Um recorde mundial de 105 anos de vida. Maria Anunciada e Maria do Carmo são as gêmeas mais velhas do mundo. Nas comemorações do aniversário, reuniram a família. "Eu conheço minha família toda. É no Rio, é em Campina Grande. É em todo canto", diz uma das gêmeas.
Apesar de estar lúcida, é muito difícil conhecer toda a família. Somando, são 12 filhos, 62 netos, 70 bisnetos e quatro trinetos. À medida que eles vão chegando, ela tenta reconhecer.
O filho mais velho de Maria do Carmo, Pedro, que está com 85 anos e mantém o costume de tomar a benção. As duas também casaram no mesmo dia, com 20 anos de idade. Na época, não havia fotógrafo na área rural, mas elas não esquecem a festa: "Dois casamentos? Num dia só?", brinca a idosa.
Maria Anunciada é mais animada e vive com uma filha, em Salvador. Maria do Carmo perdeu a visão e continua morando no Agreste de Pernambuco. Mas, quando as duas se encontram, é um eterno carinho.
A família está reunindo a documentação para registro no Guinness Book. As atuais gêmeas que estão no livro dos recordes são da Bélgica, com 100 anos. As gêmeas pernambucanas são cinco anos mais velhas. "Apresentar hoje, a minha avó e a tia-avó, como sendo as gêmeas mais velhas do mundo é uma questão de merecimento", diz uma das netas.
A comprovação de que Maria Anunciada e Maria do Carmo são as gêmeas mais antigas do planeta está em um livro, na paróquia de Santana, na cidade de Bom Jardim. É o registro de batismo das duas irmãs, quatro dias depois do nascimento. "Aos três de novembro, de 1905, nesta matriz, batizei solenemente a Maria com 4 dias... E logo abaixo está o registro da outra Maria", conta.
Depois de 105 anos de vida, elas falam da morte. É um juramento espontâneo."Se você morrer, eu vou chorar. Se eu morrer, você vai chorar por mim, não é?”, pergunta Maria Anunciada para a irmã.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário