domingo, novembro 14

Gorduras do bem

Quando falamos em ganho de peso, dietas, de doenças causadas por uma alimentação inadequada, entre outras coisas, sempre vem em nossa mente as gorduras, não é mesmo?

Mas mesmo com tudo que ouvimos contra elas, as gorduras não podem faltar em nossa alimentação, desde que elas fiquem em 30% do total diário de calorias.

Na verdade este fato é baseado nas funções, que são importantes, que a gordura tem na saúde.

Assim como os carboidratos, as proteínas, as gorduras também são essenciais.
É verdade, que não são todos os tipos de gorduras que nos beneficia, por exemplo, aquelas classificadas como saturadas e hidrogenadas, causam problemas, e estão associadas ao desenvolvimento por exemplo, das doenças cardiovasculares.
Antes de abolir as gorduras do seu dia a dia, já que ela também é essencial, você precisa saber diferenciar os tipos de gorduras existentes.

Aqueles 30% que nos referimos no começo, é importante deixar claro, que apenas 7% devem ser de gorduras saturadas.

As gorduras saturadas, que estão associadas à doenças cardiovasculares, encontram-se presentes em todos os alimentos de origem animal, como leite e seus derivados, carnes vermelhas, pele de frango e embutidos de uma forma geral.

Já as gorduras classificadas como insaturadas, se subdividem em monoinsaturadas ou poliinsaturadas, que se constituem de óleos vegetais e azeite, castanhas, sementes oleaginosas, como a linhaça, e alguns peixes, como salmão, truta, cavala, arenque, sardinha e atum fresco.

Dentro das gorduras insaturadas merece destaque as poliinsaturadas, que são ricas em ômega 3 e ômega 6, que além de serem consideradas essênciais, o nosso organismo não as produz, sendo então obrigatória em uma dieta saudável e equilibrada.

Outro ponto de discussão, que fez muitas pessoas abolirem o óleo vegetal do preparo dos alimentos e ainda dizerem com uma certa "vantagem", que os preparam sem o mesmo, é porque tem pouco conhecimento de tal fato, já que os óleos vegetais, são as principais fontes de gorduras essenciais em nossa alimentação e sua retirada do cardápio pode levar à perda da proteção que ele exerce sobre o organismo, tanto do ponto de vista cardiovascular, quanto imunológico.

Independente de qual atitude você irá tomar com relação à ingestão de gorduras, o equilíbrio e o bom senso devem sempre prevalescer.

Para saber exatamente o que deve ingerir ou as quantidades, o ideal é que você procure um médico ou uma nutricionista, que irá orientá-lo da maneira mais adequada possível, além de fazer um plano alimentar de acordo com suas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário