sexta-feira, março 11

Dormir depois do almoço reduz riscos de ataque cardíaco, aponta estudo

A tradicional siesta espanhola pode - ou melhor, deve - fazer parte da sua vida para que ela seja mais duradoura. Isso é o que aponta um estudo apresentado durante a conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, que concluiu que um cochilo logo depois do almoço está associado à redução da pressão sanguínea, o que, consequentemente, diminui os riscos de um ataque cardíaco.

A pesquisa observou os efeitos dos cochilos no meio da tarde em  386 pacientes com hipertensão, cuja média de idade era de 61,4 anos. Os pesquisadores descobriram que a média da pressão sanguínia diária daqueles que tiraram a siesta todos os dias era 5% menor em relação àqueles que dispensaram o sono pós-almoço.O ato também influenciou nos efeitos causados no coração e artérias, diminuindo os danos causados.

Embora a alteração na pressão sanguínea pareça pequena, o autor do estudo, o doutor grego Manolis Kallistratos, ressaltou que mesmo a menor das reduções já é suficiente para diminuir o risco de problemas cardiovasculares e a necessidade de remédios para combater problemas de pressão alta.

O estudo também determinou que, quanto mais tempo a soneca da tarde levar, mais benéfica ela é para o organismo. Entre os participantes, aqueles que dormiram por uma hora apresentaram melhores resultados em relação à pressão sanguínea do que os que descansaram por apenas alguns poucos minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário