sexta-feira, novembro 5

Suco de beterraba tem efeito positivo contra demência na terceira idade

Além de nutritivo, o suco de beterraba pode ser um importante aliado dos idosos na luta contra a demência. Em um estudo publicado pela revista especializada da associação científica Nitric Oxide Society, pesquisadores da Wake Forest University’s Translational Science Center afirmam que uma dose diária da bebida aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o que, segundo eles, é uma arma contra doenças e síndromes que afetam a capacidade cognitiva do órgão.

“Há vários estudos mostrando que tomar suco de beterraba pode diminuir a pressão, mas queríamos mostrar que a bebida também aumenta a perfusão, ou a circulação sanguínea, das artérias até o cérebro”, disse Daniel Kim-Shapiro, um dos autores do estudo, no artigo publicado ontem. “Há áreas do cérebro que, conforme a idade, recebem menos fluxo de sangue, algo que, acredita-se, está associado à demência e à dificuldade de aprendizado.”

Na beterraba, são encontradas altas concentrações de nitratos — sais vasodilatadores—, assim como no aipo, no repolho e em outros vegetais de folhagem verde, como espinafre e alguns tipos de alface. Quando o indivíduo ingere alimentos com bastante nitrato, bactérias da boca transformam essa substância em nitrito, composição química que ajuda a abrir as artérias do corpo, o que aumenta a circulação e a oxigenação, principalmente em locais que estão recebendo pouco oxigênio.

O estudo publicado ontem na edição on-line do jornal da Nitric Oxide Society é o primeiro a associar o consumo de suco de beterraba com o aumento da circulação sanguínea no cérebro. Os pesquisadores do Translational Science Center estavam interessados em saber como os nitratos consumidos na alimentação afetavam 14 indivíduos com mais de 70 anos, em um período de quatro dias. No primeiro deles, parte dos voluntários teve de consumir suco de melancia com baixo teor da substância química, durante o café da manhã. Os sucos enriquecidos de nitrato foram feitos com meio litro da hortaliça. No dia seguinte, os voluntários voltaram ao laboratório, onde tomaram café da manhã novamente. Uma hora depois, uma tomografia mediu o fluxo sanguíneo no cérebro de cada um deles. Hemogramas feitos antes e depois do café registraram o nível de nitrito no corpo.

A tomografia mostrou que, depois de os idosos ingerirem uma dieta com alta dose de nitrito, aumentou a circulação sanguínea no lobo frontal do cérebro, área geralmente associada à degeneração e que leva à demência e a outros problemas cognitivos. Para fazer o gosto do suco mais palatável, de forma a conseguir mais adeptos do hábito, a universidade trabalhou com uma empresa alimentícia, que criou uma bebida de beterraba mais saborosa que a natural. Agora, a universidade está procurando meios de comercializar a bebida nos Estados Unidos.



Do Correiobraziliense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário