quinta-feira, novembro 25

Ministro da Saúde admite que dengue é 'desafio permanente'


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu nesta quinta-feira que a dengue é e será um desafio permanente para o país enquanto não existir uma vacina, o que previu só esteja disponível no prazo mínimo de quatro anos.
Temporão explicou que no Espírito Santo começou a ser testada em seres humanos uma vacina de um laboratório brasileiro desenvolveu junto com especialistas franceses, mas ressaltou que os experimentos deverão prosseguir pelo menos até o ano 2013.
"Infelizmente vamos ter dengue todos os anos enquanto não exista a vacina", admitiu no programa "Bom dia, Ministro", transmitido por rede nacional de rádios públicas.
Pelas estatísticas do Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 16 de outubro foram registrados no Brasil 936.260 casos de dengue clássica, com 592 mortes e 14.342 pacientes classificados como "graves".
Além disso, os dados oficiais dizem que 15 cidades do país são vigiadas atualmente diante da ameaça do registro de surtos de dengue e outros 123 foram declaradas em "situação de alerta".
Entre as cidades em "alerta" estão 11 capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife, que até março, durante o verão, deverão receber centenas de milhares de turistas.
Da Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário