sexta-feira, novembro 26

Gêmeas siamesas canadenses veem uma pelo olho da outra

Quatro anos depois de muita dúvida sobre a separação de duas gêmeas siamesas nascidas no Canadá, as pequenas Krista e Tatiana continuam juntas e surpreendendo os médicos. Embora tenham dois corpos separados, elas compartilham o tálamo cerebral e agora os especialistas descobriram que elas conseguem ver através dos olhos uma da outra.

O tálamo é a parte do cérebro que envia as sensações físicas e motoras do córtex cerebral, tornando possível que uma veja através dos olhos da outra e até ouça os pensamentos. As meninas também parecem compartilhar emoções. Além disso, Krista, a mais mandona do par, é a gêmea que mantém ambas vivas, já que filtra o sangue através de seus rins. Segundo os pais, Tatiana é mais solícita e segue a irmã para onde ela quiser ir.

A descoberta de que uma podia ver pela outra foi feita pela própria mãe, ao observar as garotinhas brincando. Segundo ela, uma das meninas pegava algum brinquedo ao lado da irmã sem saber exatamente onde ele estava, isto é, sem ser capaz de vê-lo. O neurocirurgião que cuida das garotas desde que nasceram confirmou a descoberta, dizendo que uma recebe os impulsos elétricos da retina da outra.

De acordo com os médicos, qualquer tentativa de separá-las seria fatal para uma delas ou para as duas. O caso é incrivelmente raro. Apenas oito do tipo foram documentados e só três gêmeos sobreviveram ao nascimento.



Do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário