quinta-feira, novembro 4

Forças Aéreas Internacionais começam a chegar em Natal para Cruzex V;


Mais de três mil militares de todo o mundo participam a partir da próxima terça-feira (09) em Natal da quinta edição do maior exercício combinado de combate aéreo da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V (CRUZEX V). O treinamento que envolve doze países termina no dia 19. As forças aéreas da Argentina e da França já estão em território potiguar.

Segundo o porta-voz da Cruzex, coronel Henry Munhoz, a operação acontece no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Além do Brasil, o Uruguai, Argentina, Chile, Estados Unidos e França participarão do treinamento com aeronaves, enquanto a Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Paraguai e Inglaterra participarão como observadores. "A Cruzex consiste em unir várias forças aéreas para voar junto, seguindo as regras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", disse.

Henry Munhoz disse ainda que treinar a força aérea para planejar guerra usando força de coalizão é um dos principais objetivos da realização da Cruzex. Além disso, a operação possibilita treinamento defensivo e ofensivo aos militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Como as forças dos Estados Unidos e França já possuem vivência, será uma troca de experiência muito boa. A Cruzex permitirá estreitar os laços de amizade com onze países", afirmou.

Aeronaves
O coronel ressaltou que só em Natal, quase 100 aeronaves participarão do exercício, sendo 66 caças. "Até domingo (07), todos os militares já estarão em Natal. A primeira fase da operação começa na terça-feira. O natalense notará uma grande movimentação de aeronaves da cidade. Ma, é normal e faz parte do treinamento. Nenhuma aeronave estará carregamento real, como míssil, bomba e canhão", disse.
Portões abertos
Os portões da Base Aérea de Natal estarão abertos para o público no sábado da próxima semana (13), das 9h às 16h30, reservado exclusivamente para visitação. A entrada é gratuita. A programação do dia será encerrada com uma homenagem feita pela Esquadrilha da Fumaça. "As pessoas poderão ver as aeronaves de perto e ter um contato mais próximo com o equipamento", destacou o coronel Henry Munhoz.

Fonte :DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário