terça-feira, novembro 2

Felipão imita Dunga, fala com o povo e pede apoio contra perseguição

Nas últimas semanas, Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras, vem acumulando brigas públicas com a imprensa. Algumas perguntas feitas nas coletivas para jornalistas têm tirado Felipão do sério. O técnico acusa os jornalistas de perseguição. Tanto é que, após o empate do Palmeiras contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira (27), o treinador xingou os repórteres de “palhaços”. 

O comportamento lembra muito o de outro treinador gaúcho, que também brigava com os jornalistas. Dunga considerava a imprensa como inimiga, e até distribuiu palavrões para um jornalista durante uma entrevista coletiva. Depois, pediu desculpas. Não ao ofendido, mas aos torcedores do Brasil.

Já Felipão não se desculpou com ninguém. Mas também conversa diretamente com a torcida do Palmeiras. Assim, como fazia Dunga, o palmeirense se dirige ao “seu povo” para pedir apoio ou até para explicar suas atitudes.

Tanto é que Scolari usou recentemente o site oficial do Palmeiras para se comunicar com a torcida. Para facilitar, gravou um vídeo com a ajuda da assessoria de imprensa do clube, em que ressalta o quanto o apoio do torcedor é importante.

Dunga se dirigia ao povo brasileiro durante as coletivas. Olhava diretamente para as câmeras e dizia frases como “o torcedor pode ter confiança nas nossas decisões”, “peço que o torcedor nos apoie”, “se não gosta de mim ou da minha escolha, que goste do nosso país” e “vamos nos doar da melhor maneira possível".

Felipão não é tão emocional. Mas, mesmo assim, sua fala tem frases parecidas com as de Dunga, como “o torcedor sabe que é importante, sabe que é um motivador da nossa equipe” e “peço à torcida que tenha paciência, que tenha calma e que respeite nosso time”.

Esse era Dunga, antes da Copa.

- O que eu peço é que acreditem em nós, torçam para nós. Até vou pedir desculpa para o torcedor porque talvez ele não tenha tantas informações sobre a seleção. Vamos querer um pouco de privacidade agora para poder fazer um bom trabalho.

Agora, Scolari, no Brasileirão e na Sul-Americana.

- É muito difícil explicar ao torcedor por outras pessoas [a imprensa] sobre o nosso trabalho aqui. Estamos montando um grupo para os próximos anos do Palmeiras. Podem crer que estamos fazendo o máximo para deixar vocês muito alegres.

O que Felipão faz hoje, porém, vai contra o que o técnico pregava durante a Copa do Mundo de 2010. O treinador trabalhou como comentarista de uma rede de televisão e deu seu palpite sobre o desentendimento de Dunga com a imprensa. Sobre os xingamentos do técnico do Brasil a um jornalista na coletiva, Scolari disse que “era para extravasar”.

E deu a receita para que o relacionamento fosse bom.

- Todo mundo tem que ceder um pouquinho.



fonte :r7