segunda-feira, outubro 1

Já pensou em ser o próprio chefe e trabalhar em casa?

Não se surpreenda se o seu escritório se transformar em um ateliê de produção de vestidos de noiva ou, até mesmo, em um grande espaço de lavanderia. É que abrir um empreendimento dentro de casa tem sido a aposta de muitos profissionais que buscam por autonomia e conforto na hora de trabalhar. A tendência, que é dominada por mulheres com mais de 30 anos, surge, na maioria das vezes, em razão do receio feminino de se distanciar dos filhos e das responsabilidades da casa. Com a flexibilidade das plataformas digitais, só tem aumentado a quantidade de profissionais que dedicam um espacinho especial da casa ao trabalho, seja qual for a área de atuação.

A psicóloga Magali Marinho sempre se interessou por estética e vestuário. Na universidade, já fazia algumas peças de roupa, mas não imaginava que o hobby se transformaria em fonte de renda. “Quando minha filha começou a fazer o curso de moda, tomei a iniciativa de abrir um ateliê dentro de casa. A partir de então, quando passei a realmente me dedicar à área, vi minha renda aumentar em até 70%”, explica ela, que há cinco anos produz vestidos para noivas.

O ofício ganhou, inclusive, influências da psicologia: Magali costuma dizer que trabalha com a noiva “no divã”, por conceber a criação da peça levando em conta as reflexões da cliente. E, para ela, o conforto da casa é coisa para ser levada a sério. “O ambiente de trabalho não pode ter tons de residência. É importante reservar um espaço apenas para o empreendimento. Aos que trabalham com o público, assim como eu, recomendo planejar recepções aconchegantes. Afinal, o primeiro momento é o cartão de visita.”

Não só o setor de vestuário tem figurado nas residências dos pernambucanos: várias são as áreas escolhidas pelos empreendedores home office formalizados. Gastronomia e venda de cosméticos, por exemplo. Mas, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as lojas virtuais ainda são o setor que mais cresce entre os adeptos do trabalho em casa: no acumulado do ano, o faturamento desses empreendedores subiu 9% no estado.

O ramo de prestação de serviço também tem registrado expansão, diz o analista de orientação empresarial do Sebrae-PE, Valdir Cavalcanti. “Montar uma lavanderia em casa foi uma das opções encontradas por quem quer empreender de forma confortável. Por não demandar custo com aluguel, o serviço é, além de rentável, prático. A roupa é recolhida e entregue em um ponto estratégico, como o escritório do trabalho, e o cliente não perde tempo se locomovendo para a lavanderia.”

Ainda de acordo com o analista, esse formato de negócio leva à fidelização do cliente: ao nutrir confiança pelo empreendimento, o consumidor realiza compras menores e mais frequentes, fator creditado também à maior disponibilidade do vendedor.

Os potenciais autônomos que quiserem exercer o home office devem, primeiramente, se formalizar. Esse é o primeiro passo para os que desejam realizar compras diretamente com o fabricante, a um preço mais competitivo. A documentação solicitada pelo Sebrae para a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. No momento da formalização, nenhuma taxa é cobrada, mas é preciso ficar atento ao custo mensal. “O empreendedor vai pagar uma taxa correspondente ao INSS e aos impostos estadual e municipal, que totalizam R$ 36,15. Ao emitir nota fiscal, não será cobrado nenhum imposto, exceto aos valores maiores que R$ 60 mil”, explica Cavalcanti.

Dicas para quem quer empreender em casa:

1- Reservar um ambiente exclusivo para o negócio, que isole ruídos que caracterizem o ambiente residencial;

2 - Vestir-se como se fosse sair para trabalhar no escritório. Perfumes, inclusive, são bem-vindos;

3 - Separar o lado profissional do pessoal;

4 - Tomar cuidados quanto à linguagem utilizada;

5 - Fechar parcerias;

6 - Cumprir rigorosamente com todos os prazos e todos os requisitos prometidos para o cliente;

7 - Nunca confiar a terceiros o cumprimento do prazo de entrega;

8 -  Apresentar a previsão de entrega dada pelo fornecedor, para que o cliente tenha ideia das reais possibilidades do prazo.

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