quinta-feira, maio 31

Energisa e Polícia Civil realizam operação para coibir os “Gatos de Energia” em Patos

A empresa de distribuição de energia elétrica no estado da Paraíba (Energisa) está realizando uma grande operação para coibir o roubo de energia elétrica.
A ação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira, dia 30, e pegou de surpresa quem fazia uso do “Gato de Energia”.
A operação está tendo o apoio de Policiais Civis da cidade de Patos e terá prosseguimento durante todo o dia.
A Energisa está com mandados judiciais para garantir o acesso de trabalhadores da empresa aos estabelecimentos que desviam a energia dos medidores. Para se localizar a forma que essas empresas fazem o desvio, são usados equipamentos que medem o consumo e comprovam a disparidade nos valores pagos. Em alguns casos, as formas são artesanais e os “gatos” são descobertos com mais facilidade. Em outros são realizadas operações mais sofisticadas que dificultam a medição real do consumo de energia.
A Energisa exerce o monopólio da distribuição de energia elétrica no Estado da Paraíba. Devido a isso, não oferece opção de concorrência no serviço prestado, ou seja, a energia consumida é exclusivamente fornecida pela Energisa, e os milhões de consumidores são reféns desse serviço exclusivo e essencial para a sociedade moderna. O monopólio do serviço faz com que algumas pessoas usem meios ilegais para se desvencilhar das tarifas e amenizar os valores pagos. Essa atitude se caracteriza crime.
A operação deflagrada pela Energisa nesta quarta-feira poderá se transformar em inquérito policial e ir parar na justiça. Se comprovado o período em que o estabelecimento fez uso indevido da energia, os valores podem ser cobrados com retroatividade.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário