terça-feira, janeiro 3

Tema bullying invade letras de Lady Gaga, Katy Perry, Pink e Jessie J

Uma análise atenta aos últimos lançamentos do mundo pop em 2011 mostra que o bullying é um novo filão para os artistas. O assunto, que cada vez mais está presente na agenda de discussões da sociedade, também invadiu letras de músicas. Popstars do porte de Lady Gaga, Katy Perry, Pink e Jessie J fizeram músicas incentivando às vítimas a lutarem contra o problema. A série musical de televisão Glee também não ficou atrás e tratou o assunto em seus episódios.

Em sua nova fase, Lady Gaga decidiu ser uma espécie de madrinha na luta contra todos os preconceitos do mundo. No fim do ano, ela se reuniu com integrantes da administração Barack Obama para discutir uma linha de conduta de prevenção ao bullying. No último CD da popstar, a faixa Hair é dedicada à questão. Versos como Eu só quero ser eu mesma e gostaria que me amassem pelo que sou/ Eu só quero ser eu mesma e desejo que vocês saibam que sou meu cabelo dão o tom da mensagem da artista.

Durante show em Las Vegas, Gaga cantou a música em homenagem ao fã Jamey Rodemeyer, de 14 anos, que cometeu suicídio por não suportar mais os ataques sofridos na escola por conta de sua orientação sexual. “Perdi um ‘monstrinho’ e gostaria de dedicar essa canção a ele. Jamey, sei que você está lá em cima olhando por nós. Você não é uma vítima. Bullying é para os perdedores”, declarou a cantora.

Quem também entrou de corpo e música na causa foi a inglesa Jessie J. Apontada como uma das próximas candidatas a queridinha do mundo pop, ela lançou a faixa Who’s laughing now?, na qual tira sarro dos colegas que riam de sua cara durante a escola. A cantora sempre sofreu por conta do visual andrógino e diferente, por isso decidiu fazer um desabafo que logo caiu nas graças da galera. Então você acha que me conhece agora/ Esqueceu-se da forma como eu me sentia/ Quando você arrastou o meu astral lá para baixo? /Mas obrigado pela dor/ Isso me fez levantar meu jogo são os versos do refrão da faixa.

Katy Perry, uma das cantoras mais premiadas de 2011, também não ficou de fora da onda. Firework é um dos principais singles lançados pela garota californiana no ano passado e justamente traz a superação como tema central. O videoclipe da canção mostra várias pessoas lutando contra dificuldades da vida. Para marcar o objetivo, a popstar entoa frases como Você não deve se sentir como um lixo no espaço/ Você é original, não pode ser substituído/ Se você apenas soubesse o que o futuro nos guarda/ Depois de um furacão vem o arco-íris.

Mesmo sendo menos conhecidas do que as colegas, sobretudo no Brasil, a cantora Pink aproveitou para lançar duas músicas que discutem a temática. A primeira foi Raise your glass (Levante seu copo), na qual a artista incentiva a todos os “errados” mostrarem com orgulho suas posições e opiniões e não terem vergonhas de serem “pequenos malucos”.

No entanto, é com a canção Fucking perfect que a popstar dá o recado de forma mais direta. A letra da música já deixa claro a intenção da cantora. Querido, por favor, nunca se sinta como se não fosse tremendamente perfeito/ Se em algum momento você se sentir como se fosse nada/ Lembre-se, você é tremendamente perfeito para mim diz o refrão.

O pessoal da série Glee trabalhou como poucos o tema bullying durante as duas últimas temporadas. Conhecidos como os perdedores do colégio, os jovens do News directions usam a música — inclusive as citadas anteriormente — para se imporem contra os possíveis agressores. A proposta, além de causar polêmica, ajudou a trazer a discussão para dentro da sociedade norte-americana.

Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário