quinta-feira, dezembro 8

Mulheres que trabalham a noite tendem a engordar, diz pesquisa

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) descobriram que os hormônios que regulam o apetite, grelina e xenina, têm atuação comprometida em mulheres que trabalham de noite, tornando-as mais propensas ao ganho de peso.

O estudo, divulgado no Jornal da Unicamp na última semana, foi coordenado pelo endocrinologista Bruno Geloneze e realizado pela fisioterapeuta Daniela Schiavo, que comparou os mecanismos de fome e saciedade de 12 mulheres que trabalhavam no setor de limpeza durante o dia e 12 que o faziam de noite, na faixa etária entre 25 e 45 anos, com mesmo padrão de atividade física e Índice de Massa Corpórea (IMC).

A fisioterapeuta esclareceu que geralmente credita-se o ganho de peso dos trabalhadores noturnos ao estresse que faz com que comam de maneira errada, mas os hormônios é que exercem papel fundamental nesta função. Schiavo explicou que meia hora antes da refeição, o hormônio grelina chega ao seu pico, dando o sinal de que é hora de comer. "O pico de grelina desencadeia a hora de comer e, na hora em que a pessoa está com a sensação de saciedade, ele fica mais baixo", contou, lembrando que a xenina é outro hormônio estomacal que age em oposição à grelina, ou seja, quando um está alto, o outro está baixo e vice-versa.

Ao analisarem como os hormônios atuam nas trabalhadoras noturnas, descobriu-se que a grelina não reduziu após a refeição, não levando à sensação de saciedade. Geloneze explicou que a pessoa que não sente saciedade tende a comer pouco, mas com mais frequência e dificilmente opta por alimentos de qualidade e baixa caloria, colaborando para o aumento significativo de peso.

A conclusão do estudo é de que os trabalhadores noturnos apresentam deficiências no mecanismo da saciedade. Quando o profissional atua durante a noite, “o organismo trabalha em momentos nos quais o corpo deveria estar descansando e, assim, a produção dos hormônios fica totalmente bagunçada. Nosso corpo não foi feito para sentir fome à noite, ir ao banheiro”, exemplifica Geloneze.

A perspectiva das pesquisas da Unicamp está em encontrar fármacos para interferir na grelina e na xenina, recuperando-se o padrão fisiológico, propiciando a manutenção do peso num patamar ideal.
 
Saúde Plena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário