quarta-feira, dezembro 14

Comerciantes viram reféns da insegurança em Patos

A violência vem assustando cada vez mais os comerciantes de Patos. A onda de assaltos registrada em mercadinhos está aumentando a cada dia que passa e obrigando os comerciantes a tomarem medidas drásticas.
Gradeados, portões e câmeras de segurança são algumas das estratégias que os comerciantes encontraram para se proteger da ousadia dos assaltantes que atacam com frequência e a qualquer hora do dia.
A comerciante Marinalva Medeiros inaugurou um Mini Box no Bairro Jardim Redenção a menos de um mês, mas mesmo assim, já foi alvo dos bandidos: “Eram três rapazes, dois ficaram dando cobertura e o outro anunciou o assalto. Tive que entregar o dinheiro todo e eles ainda levaram algumas mercadorias”, declarou.
Após o assalto, a comerciante colocou um portão de ferro no estabelecimento e instalou um circuito de câmeras de segurança, para tentar evitar futuros roubos: “Durante o dia que o movimento está grande, deixo o portão aberto, mas no horário de almoço e a noite principalmente, atendo os clientes pela grade”, explica.
A comerciante Maria Medeiros, que tem um estabelecimento comercial na Rua Janúncio Nóbrega, no Bairro Liberdade, contou que já foi assaltada três vezes só esse ano: “Fiquei tão traumatizada por ter passado pela mesma situação por três vezes que se aparece um freguês estranho fico logo apavorada, achando que vou ser assaltada novamente. Não tenho mais sossego”, explicou.
Já o comerciante José da Silva, que é proprietário de um mercadinho no São Sebastião, também foi alvo dos bandidos e agora  vive trancado em seu próprio estabelecimento: “Só abro para clientes que eu conheço, os que não conheço atendo pela grade. A gente quer atender bem, mas por causa do medo de ser assaltado novamente temos que agir assim. Essa é a situação. É humilhante”, desabafa.
De acordo com um levantamento feito pela Polícia, só no mês de novembro, mais de 20 estabelecimentos comerciais foram assaltados e esse número geralmente tende a aumentar nessa época do ano.
O Coronel do 3º BPM Almeida Rosas informou que apesar de existiram algumas dificuldades estruturais, o policiamento vem sendo intensificado nos bairros: “Estamos com um policiamento ostensivo bem mais presente, aumentando o número de viaturas em cada bairro e aumentando as rondas para levar tanto a população como a esses comerciantes mais segurança e tranquilidade”, explica.
Por fim, os comerciantes pedem mais policiamento, especialmente neste período, que os assaltos são mais frequentes: “Só queremos segurança para trabalhar e garantir que no Natal não teremos surpresas desagradáveis”, finalizou o comerciante José da Silva.
MAISPATOS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário