segunda-feira, março 14

Turismo sexual em Ponta Negra é citado em matéria no Fantástico da Globo

O turismo sexual no país foi foco de uma reportagem do Fantástico, da rede Globo na noite deste domingo. Na matéria, a cidade de Natal, mais precisamente Ponta Negra, foi citada. Da Alemanha até o Nordeste brasileiro, o programa investigou a indústria do turismo sexual.
Recife e Natal foram as duas cidades citadas. "Passamos o carnaval no nordeste para desvendar, passo a passo, como funciona o turismo sexual na região. O que flagramos em Pernambuco e no Rio Grande do Norte é o desfecho de uma investigação jornalística que durou dois meses", explica o jornalista responsável pela matéria no início do vídeo. 

A equipe da rede Globo esteve na capital potiguar no último dia 7 de março, no Carnaval. "Em Natal, a situação chegou ao ponto de alguns comerciantes colocarem avisos em inglês: “Aqui não há turismo sexual”. À noite, muitos estrangeiros procuram diversão em um centro comercial, cheio de bares. Fica a 500 metros da praia de Ponta Negra, a mais famosa de Natal. Está lotado", cita a matéria. 

No vídeo, o produtor do programa chega simulando ser estrangeiro. Então, uma prostituta se aproxima. "O lugar é aberto. Qualquer um entra, sai. Funciona como se fosse uma feira do sexo. Mais um flagrante. Do lado de fora, bem na saída dos frequentadores, há venda de cocaína. Os traficantes chegam a parar os turistas e oferecem a droga", narra o repórter. 

Nas imagens, duas crianças, que têm entre quatro e seis anos, acompanhada por uma mulher, aparecem dançando. "O interesse nosso é fazer uma busca, verificar se crianças estão tendo seus direitos violados, dar um encaminhamento ao conselho tutelar e integrado com a delegacia da criança e do adolescente, com a vara da infância e juventude, pra que a gente possa coibir esse tipo de ação”, comentou o secretário municipal de trabalho e assistência social de Natal ao programa global, Alcedo Borges. 

A reportagem cita ainda que no local onde ocorre tudo isso, uma mulher que se diz funcionária do local diz que o dono do local é o espanhol Salvador Arostegui. Segundo o Ministério Público Federal, ele é acusado de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. 

“Salvador é dono de todo complexo, o Salvador é dono de todo esse quarteirão aqui”, diz uma funcionária sem se identificar.“Está identificado como um dos estabelecimentos que o senhor Salvador usou para a lavagem de dinheiro”, diz a procuradora da Republica, Clarisier Morais, também durante declaração à Globo. 

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário