sexta-feira, dezembro 3

Alongamento antes e depois de exercícios requer cuidados

Alongar antes e depois de atividades físicas sempre esteve presente na rotina de grande parte dos atletas amadores. O que muitos não sabem, entretanto, é que o alongamento pré-treino, principalmente, já foi alvo de muita polêmica. Algumas pesquisas chegaram a apontar que esse hábito não evita lesões nem melhora o desempenho e pode até trazer malefícios. Mas até hoje não existe nenhuma evidência científica de que se alongar antes de correr, nadar ou pedalar traz algum dano. O alongamento, porém, não pode ser banalizado. Alguns cuidados são necessários ao realizá-lo.
“Os pesquisadores acabaram entrando em um consenso e fecharam a polêmica”, garante o fisioterapeuta Pedro Ivo de Almeida. “O que vemos nas publicações de hoje é que o alongamento antes da prática da atividade física deve ser feito como uma forma de pré-aquecimento das fibras musculares”, alerta.
Para quem não abre mão de se alongar antes de começar o exercício físico e já está acostumado a fazer isso, os especialistas dizem que não há problema em continuar com o hábito. Eles recomendam, no entanto, que se faça um alongamento leve, sem que se busque atingir os limites do corpo. “Desde que seja feito de uma forma leve, sem forçar muito e em um tempo de 10 a 15 segundos por musculatura, não tem problema”, garante o educador físico da Academia Unique Wesley Paixão.
Professor de educação física e treinador de atletas de alto rendimento, como a maratonista Lucélia Peres e o triatleta Henrique Siqueira, Edilberto Barros recomenda que se faça um “alongamento dinâmico” no momento prévio às atividades. A proposta dele consiste em que antes de largar em uma prova de corrida de rua, por exemplo, o atleta faça exercícios como elevação de joelho, flexão de quadril e agachamentos, que trabalham a amplitude dos movimentos, soltam a musculatura e aumentam o fluxo sanguíneo.
O objetivo de se fazer o alongamento dinâmico é que, dessa forma, a pessoa desperta a musculatura para os exercícios sem deixá-la relaxada. “Se você fizer um alongamento muito intenso momentos antes da atividade física, pode perder a capacidade de ser veloz momentaneamente. Isso porque, se você alongar dessas forma, as fibras musculares atingem um ponto de estiramento que acabam relaxando. Aí, quando você precisar da resposta rápida do músculo na hora da atividade, não vai conseguir obter”, acrescenta Edilberto Barros.
Trabalho do flexibilidade
“Alongamento é importante e indispensável tanto para o desportista de alto rendimento quanto para o amador.” É com essa frase que o treinador especialista em corrida Edilberto Barros deixa claro a sua opinião sobre os alongamentos. Segundo ele, se os movimentos para aumentar a flexibilidade forem bem incorporados na rotina de exercícios, contribui, e muito, para o rendimento do atleta e para evitar lesões. Assim, as aulas de alongamento em academias que têm como intuito melhorar a flexibilidade podem ser fundamentais.
O treinador explica que um músculo tenso tende a machucar mais facilmente. Como durante o exercício o músculo se estende e encurta, ao alongar os músculos, a tensão reduz e a amplitude dos movimentos é aumentada. “Se a pessoa tiver a musculatura muito encurtada, para atingir a passada ideal vai ter que fazer um movimento forçado. Com o alongamento, o movimento passa a ser feito com maior facilidade, de forma mais harmônica, eficiente e com menos gasto de energia. Isso acaba influenciando no desempenho e são os motivos que nos levam a fazer o alongamento”, descreve Barros.
Do Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário