sexta-feira, novembro 26

Preconceito contra gays, nordestinos e negros lideram ofensas na web

Na última semana, os técnicos que batem ponto em uma central de denúncias de crimes contra os direitos humanos na internet viraram a noite trabalhando, para que os servidores dessem conta do recado. Na noite de quinta para sexta-feira, houve picos de cinco denúncias por segundo, totalizando 6.715 ocorrências de páginas com conteúdo homofóbico, em um dia. Em todo o mês passado, foram 420 denúncias desse tipo. Um quadro surpreendente, que chama a atenção para uma mudança na maneira como a mistura entre internet e crimes de ódio já toma proporções alarmantes no Brasil.

A velocidade e intensidade com que as informações se propagam no Twitter levou as guerras cibernéticas (discussões ferrenhas com pontos de vista radicalmente opostos) a patamares até então inéditos na nossa internet. Discussões no microblog, pontuadas por tópicos como #ForaNordestinos e #HomofobiaSim, nos últimos dias, reviraram o quadro que mantinha escondidos, sob espécie de véu de hipocrisia, atentados a direitos humanos como preconceito de gênero, origem, orientação sexual ou racismo.

"É claro que comunidades de Orkut e fóruns de discussão sempre enfrentaram esses mesmos problemas, mas a velocidade do Twitter fez com que a coisa repercutisse com muito mais intensidade. As proporções são assustadoras mesmo", diz Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da SaferNet, associação civil que mantém a ferramenta www.denunciar.org.br, que recebe as denúncias citadas no começo da reportagem.

Sob o aparente anonimato da internet, aparece todo tipo de opiniões chocantes, de teor violento. Para a professora Regina Helena Alves, do Observatório das Eleições, plataforma desenvolvida pela UFMG para acompanhar discussões em mídias sociais durante o período eleitoral, o problema começou a dar sinais de alarme durante o pleito. Culminou no caso de Mayara Petruso, estudante paulista que publicou mensagens de ódio aos nordestinos, de acordo com ela, responsáveis pela vitória da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff (tese, aliás, que se revelou falsa).

Para a professora, "é uma onda similar à que a internet americana atravessou, com as eleições do presidente Obama. As opiniões divergentes aparecem e causam rebuliço. Problema grave mesmo é quando a coisa chega a tom de ameaças de morte, como em alguns casos no Brasil". Nesta edição do Informátic@, mostramos como denunciar conteúdos ofensivos na web, além de como ensinar como proceder no caso de ofensas que ainda não foram tipificadas como crime no Brasil.

Do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário