quarta-feira, novembro 3

Preço do 'prato feito' subiu mais do que a inflação


Os aumentos do feijão e da carne fizeram o preço do tradicional 'prato feito' brasileiro subir mais do que a inflação dos últimos doze meses. Entre novembro de 2009 e outubro de 2010, o feijão tipo carioquinha ficou 76,76% mais caro e o contrafilé, 14,97%. Com isso, a média de aumento no preço do 'prato feito', mesmo o preparado em casa, foi de 8,38%, enquanto a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/BR) subiu 5,14%, nos últimos 12 meses até outubro de 2010.
Segundo André Braz, economista da FGV, a diferença mostra um aumento real (descontada a inflação) para os ingredientes do "prato feito" foi de 3,08%. E a alta só não foi foi maior graças às quedas registradas pela alface (-0,29%) e pelo tomate (-35,11%).
Segundo Braz, a seca, a demanda crescente e custos em elevação são os principais responsáveis pelos reajustes registrados nos preços da carne bovina nos últimos 12 meses. Mas segundo ele, as pesquisas recentes indicam que os preços devem subir menos no último trimestre de 2010.
Já o feijão deve continuar em alta por algum tempo, pois houve quebra de safra - dado o excesso de chuvas no interior da Bahia. A situação ficou mais complicada pois, no momento, o feijão preto, mais apreciado no Rio de Janeiro, está no período de entressafra.
Da Agência O Globo