quarta-feira, novembro 3

Nas vésperas do Enem, recomendação é a de descansar

Diferente do que muitos possam pensar, nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a recomendação é descansar. De acordo com a psicóloga Ana Karina Azevedo, que trabalha dando assistência psicopedagógica a secundaristas, depois de um ano de treino exaustivo, reservar um tempo para espairecer pode ser fundamental para diminuir o nervosismo e a ansiedade.

A profissional conversou com o Nominuto.comainda em outubro, quando traçou uma espécie de cronograma para otimizar os estudos. “Existem dois tipos de alunos. Um deles é aquele que tem necessidade emocional de estudar antes da prova para se sentir seguro. A estes, recomendamos uma leve e breve revisão. Apesar disso, para quem é mais tranquilo, a dica é fazer o que se gosta: ir à praia, ao cinema, ao teatro”, orientou.

Quanto à prova em si, a psicóloga explicou que o maior desafio dos estudantes será ter preparo físico e mental para responder as questões. O Enem é conhecido pelas perguntas longas e contextualizadas, o que exige maior concentração por parte dos alunos. Além disso, é preciso saber administrar o tempo e não ficar para trás na resolução da prova. Apesar das perguntas interdisciplinares e com textos longos, são disponibilizadas apenas 4h30 para resolver todas as proposições e ainda elaborar uma redação.

O Enem este ano terá ainda outro ponto crítico. Como o Brasil está em horário de verão, o horário de realização da prova foi “arrastado” para as 11h do sábado (6) e domingo (7). “Esta é uma hora atípica de estudo para o vestibulando, sendo que é por volta das 11h que ele faz uma pausa para almoçar”.

Sabendo disso, resta a pergunta: a essa altura do campeonato, ainda dá tempo de se preparar? Quanto a apreender conteúdos, dificilmente um estudante conseguirá se preparar estando há três dias da realização da prova. Ainda assim, Ana Karina explica que os chamados aulões podem ajudar.


“Eles podem servir para que os estudantes associem e reavivam conteúdos ou mesmo como treino para resolução de questões. Só não é indicado que eles se estendam até a véspera do exame, porque pode exigir demais dos alunos, deixando-os cansados durante a realização da prova”, afirma. Diante disso, os cursinhos de Natal, que estão em vias de revisão para o vestibular da UFRN, não têm aulões programados. A contextualização necessária ao Enem, por sua vez, tem sido dada durante as próprias aulas.

Para os alunos de escolas públicas, que convivem constantemente com problemas de ordem estrutural e falta de professores, foi organizada série de revisões com alguns dos melhores professores de pré-vestibular. O aulões ocorreu ontem (3), dia do Feriado de Finados, e na segunda-feira (2), respectivamente no ginásio Machadinho e no ginásio Silvio Pedrosa, do colégio estadual Atheneu.

Com entrada franca aos alunos das redes pública e particular de ensino, o aulão especial faz parte do Programa Universidade para Todos, implantado pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEEC). O projeto já vem sendo realizado nas cidades de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, aos sábados e domingos.

Enem evidencia discrepâncias entre ensino público e privado
A medida foi proposta como forma de diminuir o abismo entre os estudantes das redes privada e pública de ensino. O resultado da última edição do Enem demonstrou a disparidade entre um e outro, comparando-se os resultados obtidos.

Se na avaliação das 20 melhores escolas em nível nacional, apenas duas públicas, sendo uma estadual, conseguiram se destacar, no Rio Grande do Norte a situação ainda é mais crítica, o que indica deficiências no setor.

Aqui no estado, nenhuma instituição da rede estadual se classificou entre as 20 com melhor desempenho. Além do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), referência no ensino de ciência e tecnologia, nenhuma outra pública alcançou um bom resultado.

Em segundo lugar na lista, ficou o colégio Ciências Aplicadas, o campeão dos privados, com nota 680,67. Por outro lado, as estaduais preenchem a lista das 20 piores classificações. Neste ranking consta apenas uma particular: a SESIDRRN, com nota 434,96.

Fonte: Nominuto.com