quinta-feira, novembro 4

Exercícios e atividades para levantar a autoestima

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, somos nós quem decidimos o nosso estado emocional. Nossas emoções estão ligadas à percepção que temos relativamente a um ou a vários acontecimentos. No fundo, o que acontece é informação, e a diferença é como filtramos essa informação, se é boa ou ruim, e depois somos nós que decidimos que tipo de atitude tomar após a recepção dessa informação. 

O sentimento negativo é a percepção de acontecimentos, e é você que terá de tomar atitudes positivas para que esses sentimentos se modifiquem. 

Largue o Negativismo 
Se não largar os pensamentos negativos, você nunca irá ter uma vida feliz. Quando os pensamentos negativos surgem na sua cabeça, ao verificar que são destrutivos e incapacitantes, o melhor é ter a consciência em não segui-los: se deixar que os pensamentos negativos dominem a sua mente, será algo muito prejudicial para si, e você não conseguirá se recuperar. 

Por isso, sempre que tiver sentimentos negativos, elimine-os e substitua-os por outros positivos. 

Veja o lado Positivo da Vida 

Certamente não existem lados positivos em tudo o que acontece. No entanto, as respostas e as reações são o que importa. As situações não são positivas, mas como se organiza para minimizar o problema, ou como reverte a situação, isso sim é um lado muito positivo que lhe ajudará. 

Reforce o Positivo em si 

Quando começar a perceber os seus padrões de negatividades e controlar os pensamentos negativos, quer dizer que está no caminho certo. Sempre que reverter uma situação negativa para positiva, isso causará um reforço do positivo em si, e ficará mais forte e conseguirá mudar as atitudes mais rapidamente. 

O presentear-se a si próprio é fundamental para o reforço do positivismo. Este presente basta que seja o sentimento do positivo, como “Consegui” ou “Cheguei ao que queria”. Estas palavras são excelentes para a motivação de cada um, pois significa que conseguiu fazer alguma coisa que queria concretizar com sucesso. 

Partilhar a Felicidade 

Além de se sentir bem consigo próprio, é reconfortante ajudar os outros a sentirem-se bem. Por isso, é também importante que você crie situações positivas para os outros, pois também se irá refletir em si. 

Partilhar a sua autoestima com os outros é importante. Ajudar alguém que está com o astral baixo é bom para si e para a pessoa que vai ser ajudada, pois você já esteve na situação contrária, por isso sabe o que gostaria que lhe tivessem feito quando esteve na mesma situação. Você perceber que pode ajudar os outros é importante para a sua autoestima, e a prática das atitudes positivas reforça o positivismo na sua vida.