terça-feira, novembro 2

Artista plástico retrata índios brasileiros em nova exposição

As várias etnias indígenas brasileiras ganharam formas e cores nas telas do artista plástico franco-suiço, Eric Thibault, mais conhecido como Tibau. Todo esse esplendor estético-etnográfico pode ser conferido a partir do dia 4 de novembro, na exposição Viagem, na galeria de arte do Bardallo's. O vernissage começa às 19h. As telas ficarão expostas até o dia 15 de novembro. São 25 trabalhos em acrílica sobre tela, sendo 17 dedicados à expressividade do índio brasileiro. Outros cinco comprometem o olhar de Thibault para o Nordeste do Brasil.

Ainda há um tríptico de três metros retratando um tigre (perigo), Lampião e Maria Bonita e duas gaivotas (paz). Thibault informa que todos os trabalhos foram produzidos em um período de três anos. O preço dos quadros varia entre R$ 200 e R$ 500. Para retratar os habitantes genuinamente brasileiros, Thibault confessa que não foi a campo, embora tenha morado em Belém do Pará com sua primeira esposa. Ao contrário dos artistas batavos Albert Eckhout e Frans Post, trazidos pelopríncipe Maurício de Nassau para registrar os indígenas do Nordeste brasileiro em suas terras, Thibault valeu-se de livros e da internet para eternizar os silvícolas em quadros.

O diferencial de Thibault é a inserção de elementos, como plumas e a flor da papoula, no corpo dos índios, mas sem descaracterizá-los. Caiapó, carajá, ianomâmi, krahô, kuikuro, pataxó, tucano, tupinambá e xavante são algumas das etnias retratadas nas telas de Thibault, além de vaqueiros tipicamente nordestinos.

Para o também artista plástico Franklin Serrão, Thibault é um militante da arte figurativa. Suas cores harmônicas e quentes são um elogio aos trópicos, ao Brasil e à sua alegria. Prossegue Serrão: "A linguagem de Tibau é original e autêntica. Eric é um grande artista cosmopolita. Sorte do Rio Grande do Norte por tê-lo em nossos quadros". Conforme o administrador do Forte dos Reis Magos, Pedro Abech, "a sensibilidade da ingenuidade mostra a nobreza da obra viva que resplandece em forma de cores límpidas na obra de Eric Tibau".

Serviço

Abertura da exposição "Viagem", de Eric Thibault.

Local: Bardallo's Comida & Arte. Rua Gonçalves Lêdo, 678. Cidade Alta

Quando: quinta, 4, às 19h

Período de visitação: até 15 de novembro



Do DIÁRIO DE NATAL