domingo, outubro 24

Confira dicas para a prova do Enem


Dentro de duas semanas, mais de 4,6 milhões de estudantes de todo o Brasil fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Reformulado e reforçado na segurança, a prova será como um vestibular e abrirá portas para muitas universidades federais. Na reta final de preparação, prevalece a concentração nos estudos, mas já e hora de começar a aliviar o foco para não dar vez ao estresse. Professores recomendam a revisão dos conteúdos e descontração para aliviar a tensão nesses últimos dias. No estado, a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(Uern) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) além de seis cursos da UFRN aderiram ao exame unificado. 

Professor e um dos sócios-proprietários do Colégio e Curso Hipócrates, um dos cursos pré-vestibular mais antigos de Natal, Juscelino José Martins afirma que a escola se concentrou nos últimos dias em fazer revisões com os estudantes para enfrentar a "maratona" dequestões do exame. Para isso, os alunos do pré-vestibular participaram de simulados acerca de toda matéria estudada desde o início do ano. Agora, nessas últimas semanas, os professores estão orientando os estudantes para aliviarem o foco nos estudos e experimentarem momentos de lazer e diversão, além de exercícios de relaxamento, alongamento. "É importante que na véspera da prova eles tenham o mínimo de estresse, busquem se alimentar de maneira saudável e façam alguma atividade física", sugere. 

Segundo o professor de português Willian Campos, o importante é que eles tenham consciência de que já aprenderam o conteúdo. E que o momento é de revisar e depois descansar. Já a professora de redação Dione Adriano destaca que a concentração é fundamental para uma boa prova de redação e que isso só se consegue com tranquilidade e confiança no conteúdo que já aprendeu. Para o professor de química Tonny Medeiros, o aluno tentar estudar assunto novo agora pode não ser produtivo, não tem como aprender mais, a hora é de revisar conteúdos, desafogar, relaxar e pensar positivamente", recomenda ele. 

Leitura 

Para Isabela Raianny, 17 anos, aluna do pré, que vai tentar uma vaga no curso de direito da UFRN e Uern, e no curso de medicina veterinária da Ufersa, a tranquilidade é seu principal foco. "Estudei e me preparei. Eram aulas de manhã e tarde, com revisão à noite. Entre as orientações que recebemos é de ler bem as questões para interpretá-las. Acredito que a prova irá avaliar bastante a informação, por isso, buscamos ler muitas notícias e conhecimentos gerais", explica. 

Já a estudante Taciana Duarte, de 16 anos, irá tentar uma vaga no curso de engenharia civil em três universidades. Além da UFRN, vai tentar ainda em João Pessoa e em Campina Grande. Ela conta que participou dessa prova para ter uma ideia de como vai ser o exame da próxima semana. "Minha expectativa é de que será uma prova de resistência, mas estou me preparando bem", disse ela, reforçando que acha bom o modelo do Enem que explora mais interpretação que conteúdo. 

Números 

Um total de 4.611.441 pessoas está inscritas no Enem 2010. O Sudeste é a região com maior número de inscrições, 1.798.863, seguida por Nordeste, com 1.397.282. Farão o Enem na região Sul 608.304 pessoas. A região Norte ficou com 414.051 inscritos e, o Centro-Oeste, com 392.941. O Rio Grande do Norte inscreveu 92.454 estudantes. 

Por Francisco Francerle, do Diário de Natal