quinta-feira, outubro 28

Dica de beleza :Veja dicas para prevenir e tratar as olheiras


Uma das queixas mais freqüentes em clínicas dermatológicas e estéticas é com relação à área dos olhos. Além de ser a primeira a mostrar sinais de envelhecimento também é a área que demanda maiores cuidados por apresentar uma pele fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. E exatamente o acúmulo extra de melanina, pigmento que da cor à pele, e de vasinhos na região dos olhos que caracterizam as famosas olheiras. Dermatologistas e cirurgiões explicam que, apesar de a cirurgia ser o único mecanismo para dar fim aos casos crônicos de escurecimento da parte inferior dos olhos, o abrandamento do aspecto de cansaço pode se dar com procedimentos mais simples. Cremes clareadores e descongestionantes, compressas caseiras, laser e pequenas cirurgias prometem amenizar as olheiras.
As manchas escuras, de diferentes tonalidades, aparecem por diferentes motivos. Uma noite de insônia ou de festa pode trazê-las na manhã seguinte. Se aparecerem devido ao cansaço físico ou estresse, também tendem a desaparecer rapidamente. O descanso, de acordo com médicos, ainda é a melhor prevenção. Enquanto as olheiras causadas por estresse ou cansaço ocorrem devido à dilatação dos vasos sanguíneos e tendem a desaparecer, as que aparecem devido à genética costumam ser permanentes e aumentar com a idade.
Os tratamentos geralmente são lentos e demandam uma boa dose de dedicação. Os cremes despigmentantes devem ser usados todos os dias à noite e levam substâncias clareadoras como a hidroquinona, ácido kojico e arbutim. Até os tratamentos mais modernos e mais caros, como o laser e a luz pulsada, não levam menos do que cinco sessões, uma vez a cada quinze dias.
Dicas para tratar as olheiras
Uma das mais conhecidas é a compressa por dez minutos com chá gelado, normalmente de camomila, que ajuda a atenuar a aparência de cansaço. Para atenuá-las, lave o rosto, massageando a região com água quente. Saunas e banhos quentes também ajudam. Prefira cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e a vasodilatação, diminuindo as bolsas e durma bem.
A maquiagem é uma opção com ótimo resultado. Use corretivo em bastão bem seco e fixe-o com pó facial aplicado com esponja de espuma. Lembre-se de aplicar o produto em toda a pálpebra superior e na inferior, no canto dos olhos e no canto do nariz. Escolha o corretivo com coloração adequada para cada tipo de olheira: arroxeadas (corretor amarelo) esverdeadas (corretor rosado), amarronzadas (corretor bege) e acinzentadas (corretor laranja).